Aplicativo mede bagagens de mão de acordo com nova fiscalização

Nova regra relativa ao tamanho da bagagem de mão, que não pode exceder 55 centímetros de altura, 35 de largura e 25 de profundidade, já está em vigor no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde abril, o tamanho da bagagem de mão passa a ser fiscalizado nos aeroportos. Após um período de duas semanas de adaptação, viajantes poderão ser encaminhados para o balcão das companhias para despachar suas malas, podendo ser cobrados pelo valor da bagagem.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as medidas da bagagem de mão são 55 centímetros (cm) de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade e foram padronizadas pelas empresas para melhor acomodação, conforto e segurança. Agora, as malas despachadas podem ter cobrança extra. Os valores variam de acordo com a companhia aérea e partem de R$ 59.

 

Aplicativo

Desde outubro, o KAYAK, tem em seu aplicativo para iOS uma ferramenta para medir bagagens em realidade aumentada. Há um mês, a funcionalidade chegou também para os usuários de Android, com o objetivo de ajudar ainda mais viajantes a reconhecerem se suas malas caberão no bagageiro da companhia, evitando gastos extras.

Para medir sua bagagem de mão, abra uma pesquisa de voos no aplicativo do KAYAK e clique em “Nova ferramenta de medição de bagagem”. O aplicativo pedirá que você escaneie o chão (o que ajuda a calibrar a medição) e deslize sua câmera pela mala para registrar o tamanho dela. A partir daí o app faz a matemática, dando as medidas exatas (comprimento, largura e altura) da bagagem, para que você saiba se pode levá-la como bagagem de mão ou se ela precisará ser despachada. A ferramenta compara políticas de precificação de bagagem de todas as companhias aéreas parceiras do KAYAK em um único lugar.

Confira a demonstração do aplicativo no vídeo.