Aéreo

Carnaval: dicas para quem quer folia, descanso ou economia

O Carnaval é um dos eventos mais ansiados pelos brasileiros, tanto para quem gosta de curtir os dias de folia, quanto para quem deseja aproveitar o feriado para viajar com os amigos e com a família. Para quem gosta de por o pé na estrada este pode ser um dos poucos feriados de 2019 para pôr em prática o plano de uma viagem mais longa.

Viajar em feriado prolongado exige planejamento. Aqueles que não compraram as passagens aéreas com antecedência e deixaram as reservas para última hora podem encontrar bilhetes com preços bem mais altos. Segundo um levantamento, realizado pelo Cuponomia, portal que reúne ofertas e cupons de descontos para compras no e-commerce, os valores das passagens áreas para as principais cidades turísticas do Brasil, durante o Carnaval, aumentaram até 360% na primeira semana de fevereiro.

A pesquisa comparou a diferença nos preços das passagens aéreas solicitadas no mês de dezembro de 2018, aproximadamente, dois meses antes do Carnaval, com os valores disponibilizados em fevereiro de 2019, para os mesmos destinos. Considerando os trechos de ida e volta para as cidades de Rio de Janeiro, Salvador, Belém, São Paulo, Recife, Fortaleza e Curitiba.

Confira aqui o levantamento da Cuponomia completo com variação dos preços das passagens aéreas das principais cidades turísticas do Brasil durante o Carnaval.

Economize

O CEO do Cuponomia, Antônio Miranda, dá dicas para os consumidores que pretendem viajar, mas que ainda não compraram as passagens aéreas:

Pesquise voos em horários alternativos – “Os preços das passagens aéreas costumam variar constantemente conforme o horário de maior demanda, entre outros fatores. Por isso, se o objetivo é economizar, vale a pena considerar voos em diferentes horários. Geralmente opções de voos com saída ou chegada de madrugada e nas primeiras horas da manhã, costumam ser mais baratos.”

Cidades menos procuradas no carnaval – “Para quem pretende aproveitar o feriado para viajar, mas não têm um destino específico, a dica é escolher cidades que não são tão conhecidas pela tradição carnavalesca, na pesquisa, por exemplo, é possível perceber que cidades como Recife, Rio de janeiro e Salvador, são as que tiveram maior aumento, ao passo que, destinos como Curitiba, Belém e São Paulo tiveram menor variação nos preços, principalmente quando a partida é de cidades que são mais fortes pela Cultura do Carnaval.”

Busca por cupons de desconto – “Algumas companhias aéreas, neste período, também costumam oferecer cupons de desconto que abatem de 5% a 10% no valor das passagens, vale a pena sempre pesquisar a melhor oferta antes de fechar a viagem”.

Caia na Folia

Além dos destinos conhecidos para viajar e aproveitar a folia, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, uma outra cidade brasileira vem ganhando o coração dos foliões é Belo Horizonte. Segundo a Belotur a expectativa é de que o Carnaval de BH receba 4,6 milhões de foliões, um aumento de 20% em comparação a 2018, quando 3,8 milhões de foliões curtiram a folia na cidade.

A tendência é apontada em dados da MaxMilhas, que mostram que as buscas por Belo Horizonte no período do Carnaval estão 68% maiores do que a média dos outros meses na plataforma. Os dados também mostram que as cidades que mais estão buscando ir para Belo Horizonte são lugares que têm tradição no carnaval.

Levantamos uma lista com os 5 destinos que mais tiveram buscas de voos para BH no Carnaval e o ranking foi o seguinte:

1º- Salvador

2º- Recife

3º- Buenos Aires

4º- Fortaleza

5º- São Paulo

Sossego

Se você não é do time que prepara a fantasia para aproveitar os bloquinhos de rua pelas principais capitais carnavalescas do País, pode aproveitar a época para descansar, curtir a natureza e aproveitar os dias livres, longe da rotina.

Pensando nessas pessoas que preferem curtir com mais tranquilidade, o KAYAK fez um levantamento para descobrir os destinos nacionais e latino americanos com menos buscas para essa época, o que faz deles lugares mais tranquilos, longe das folias carnavalescas. Segue a lista:

Destinos tranquilos para o Carnaval

Nacionais

  1. Cabo Frio
  2. Palmas
  3. Caldas Novas
  4. Caxias do Sul
  5. Londrina
  6. Joinville
  7. Bonito
  8. São José do Rio Preto

Internacionais

  1. Punta Cana
  2. Lima
  3. Cartagena
  4. Mendoza
  5. San Andrés
  6. Punta del Este
  7. Bogotá
  8. Panama City

 

Destinos de praia e de contato com a natureza aparecem no topo da lista, como Cabo Frio e Punta Cana, e também os lugares cheios de história, como Caxias do Sul e Cartagena, perfeitos para aproveitar o feriado prolongado apreciando belas paisagens e aprendendo sobre diferentes culturas.

Na lista de destinos estrangeiros, podemos observar todo o destaque para a América Latina, com cidades tradicionalmente queridas pelos brasileiros, como Lima e Punta del Este, incluídas no ranking. Isso também se dá pelo fato da alta do dólar que pudemos presenciar em 2018. “A alta do dólar e a instabilidade do câmbio, que ficaram fortes em 2018 e se estendem até hoje, vêm colocando ainda mais a América Latina no radar dos viajantes brasileiros, afirma Eduardo Fleury, Líder de Operações do KAYAK no Brasil. “O brasileiro não deixou de viajar, apenas adaptam o foco de suas viagens para que elas caibam no orçamento, e não deixando o planejamento de lado, que é mais importante do que nunca”, completa.

Confira pacotes de Carnaval da Hurb para planejar seu feriado. http://viajar.hu/luf81